Notícias MG

Unimontes recebe missão japonesa para seminário sobre tremores de terra

Seminário internacional vai debater o monitoramento dos abalos sísmicos ocorridos no município, especialmente no ano de 2012

MONTES CLAROS [ ABN NEWS ] — Nesta segunda-feira (18), Montes Claros sedia o Seminário Internacional Brasil/Japão para a gestão do risco de desastres – tremores de terra. A iniciativa é do Governo de Minas, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), com o apoio da Prefeitura de Montes Claros e a participação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Brasil, contando, ainda, com o envolvimento da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O encontro será no auditório da 11ª Rede Integrada de Segurança Pública (RISP), no bairro Ibituruna.

A cidade receberá a visita de equipe de especialistas japoneses para discutir o monitoramento dos abalos sísmicos ocorridos no município, especialmente no ano de 2012, e a adoção de medidas estruturais preventivas, como a criação do Núcleo de Sismologia, em parceria da Unimontes com a Universidade de Brasília (UnB), para o monitoramento dos abalos sísmicos.

Nesta sexta-feira (15), o Seminário Internacional Brasil/Japão para a gestão do risco de desastres foi realizado no Expominas, em Belo Horizonte. O objetivo é estreitar a relação entre o Estado de Minas Gerais (Brasil) e a Província de Aichi (Japão) para o fomento da gestão do risco de desastres, além de capacitar os integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) e a sociedade civil, principalmente para a prevenção, mitigação e preparação para desastres.

Programação

A abertura acontecerá às 14h, pelo coordenador Estadual de Defesa Civil e chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Luiz Carlos Martins, juntamente com o prefeito Ruy Muniz. Às 14h30, será discutido o tema: “Japão, o sistema de prevenção de terremoto da Província de Aich; ações de redução de risco de terremotos, uma abordagem técnica e operacional sobre ações preventivas, mapeamento de áreas de risco, sistema de alerta e evacuação”. A questão será abordada pelo professor Fukunaga Edite, chefe do escritório de atendimento emergencial e defesa civil do Governo da Província de Aichi.

Entre as 15h30 e 16h, haverá uma seção de perguntas e respostas, com a participação dos técnicos e especialistas. A atividade será coordenada pelo tenente coronel Fabiano Villas Boas, da Cedec. Ás 16h20, acontecerá debate sobre “Políticas locais para a redução do risco de desastres: atuação dos órgãos municipais de proteção e defesa civil”. Será apresentada palestra pelo especialista Yukhiro Kasugai, perito da Universidade de Nagoya. Logo em seguida, a professora Hiroko Kondo, também da Universidade de Nagoya, vai orientar sobre “como realizar uma educação de prevenção de riscos contra terremotos, apresentação do método de ensino para fomentar uma cultura de prevenção”.

Às 17h30, haverá a participação de representantes da entidade japonesa Higashura Bosai Net que atuam como voluntários nas medidas de prevenção de terremotos na Província de Aichi. Eles vão falar sobre a importância da mobilização social para diminuição dos impactos dos tremores. Na sequencia, acontecerá seção de perguntas e respostas. O encerramento está previsto para 18h20.

Read more Unimontes recebe missão japonesa para seminário sobre tremores de terra

Tagged , , ,