Notícias MG

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais participa da entrega da Comenda Ambiental de São Lourenço

Solenidade de Outorga da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço faz parte das comemorações da Semana Mineira de Cooperação pela Água, promovida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas

SÃO LOURENÇO [ ABN NEWS ] — O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, participou na noite desta quinta-feira (21), da entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. O evento faz parte das comemorações da Semana Mineira de Cooperação pela Água, promovida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

“Temos muito o que comemorar, pois lançamos nesta semana o Mapa de Qualidade da Água, que mostrou uma melhoria em aproximadamente 67% da bacias mineiras e de 8% no índice de qualidade da água. Nossos agradecimentos são a todos aqueles que de alguma forma colaboraram para a melhoria da qualidade da água no estado”, ressaltou.

A comenda foi concedida a 170 pessoas, cidadãos que se destacaram no incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao turismo, à preservação ecológica e ambiental, além do desenvolvimento socioeconômico e cultural de São Lourenço e de Minas Gerais.

Na abertura da solenidade, o prefeito de São Lourenço, José Sacido Barcia Netto, anunciou, dentre outras ações, o aporte de R$ 12 milhões em investimentos para implantação do Aterro Sanitário na região. A construção do aterro para destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos será uma parceria dos governos federal e estadual e beneficiará, além de São Lourenço, mais oito municípios por meio de um consórcio intermunicipal. “Queremos que, no prazo máximo de um ano e meio, seja solucionado o problema da destinação adequada dos resíduos sólidos na região”, afirmou.

O orador oficial da cerimônia e fundador do Projeto Manuelzão, Apolo Henriger Lisboa, parabenizou os organizadores do evento e reforçou a importância da preservação dos rios. “A água deve ser o eixo estruturador de toda a política ambiental e, todas as ações de governo deve levar em consideração o território da bacia hidrográfica”, reforçou.

A condecoração é um tributo de São Lourenço às águas que deram origem ao município e são, até hoje, as principais responsáveis pelo desenvolvimento da economia local. Há muitos anos as águas com propriedades medicinais atraíram visitantes que, em busca de tratamentos e curas, acabaram estimulando o desenvolvimento das cidades de Caxambu, Cambuquira, Lambari e São Lourenço.

Juntas, elas formaram o primeiro circuito turístico do país, o Circuito das Águas, até hoje um dos principais destinos turísticos do país, atraindo pessoas de vários locais do mundo.

Gestão dos recursos hídricos

Minas Gerais possui 3,5% da disponibilidade hídrica brasileira, sendo seus principais cursos d´água os rios São Francisco, Jequitinhonha, Doce, Grande, Paranaíba, Mucuri e Pardo. O Estado é considerado por muitos a caixa d´água do Brasil por possuir 8,3% de rios e lagos naturais e artificiais e 17 bacias hidrográficas federais, que banham quase 67% do território mineiro e mais de 10 mil cursos d’água, sendo a bacia do rio São Francisco a mais importante.

O Igam vem ao longo dos anos investindo na elaboração de planos, cadastro de usuários, ampliação da rede de monitoramento da qualidade das águas e na promoção da participação da sociedade na gestão das águas. Todas essas ações foram metas do Projeto Estruturador do Governo de Minas, Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas.

Tal projeto finalizou suas ações em 2011, dando continuidade com o Projeto Estratégico Revitalização das bacias do Rio Doce, Paraopeba e outras bacias e desenvolvimento dos instrumentos de gestão dos Recursos Hídricos. O objetivo do novo projeto, com investimento de R$ 450 milhões até 2015, é viabilizar a revitalização nas bacias do Rio Doce, Paraopeba e outras bacias mineiras, que apresentem condições críticas de qualidade das águas e desenvolver os instrumentos estratégicos de gestão de recursos hídricos.

Read more Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais participa da entrega da Comenda Ambiental de São Lourenço

Tagged , , ,