Notícias MG, Poços de Caldas

Poços de Caldas vai sediar as Olimpíadas Escolares 2012

O evento, que terá atletas dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, será realizado entre os dias 6 e 15 de setembro em Minas Gerais

POÇOS DE CALDAS [ ABN NEWS ] — Minas Gerais será novamente sede de uma das edições das Olimpíadas Escolares (OE), maior competição estudantil do país. A cidade de Poços de Caldas, no Sul do Estado, foi a escolhida para sediar o evento e receberá milhares de alunos-atletas, representando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Durante quatro anos consecutivos, o município foi palco das OE, de 2006 a 2009. Realizada entre 6 e 15 de setembro, as olimpíadas reunirão os alunos-atletas de 12 a 14 anos campeões das etapas estaduais dos jogos escolares. Nas competições entre os alunos de 15 a 17 anos, a cidade-sede das OE será Cuiabá (MT).

Estarão em disputa 13 esportes: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e voleibol.

Todas modalidades serão disputadas nos naipes masculino e feminino, exceto a ginástica rítmica, disputada apenas por mulheres. A delegação mineira será composta por 174 pessoas, entre alunos-atletas, técnicos e oficiais. Ao todo, 28 municípios de todas as regiões de Minas serão representados na OE.

As equipes campeãs das modalidades coletivas e os atletas vencedores dos esportes individuais no módulo I da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) estarão competindo para garantir bons resultado para o Estado anfitrião das Olimpíadas Escolares.

Valorização do esporte entre os jovens

Com realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e apoio do Ministério do Esporte, as Olimpíadas Estudantis têm como objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos. Além disso, os jogos possibilitam a identificação de talentos escolas, proporcionam o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes, contribuem com o desenvolvimento dos alunos e garantem o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidades de acesso à prática esportiva.

Participam das Olimpíadas alunos matriculados e efetivamente cursando instituições de ensino médio e fundamental, públicas e privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação. As Olimpíadas Escolares são disputadas anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais. À disputa nacional chegam as escolas vencedoras das etapas municipal e estadual.

Read more Poços de Caldas vai sediar as Olimpíadas Escolares 2012

Tagged , , ,