Notícias MG

Autorizado concurso para professor da Uemg

Até 2015, serão abertas 590 vagas nas unidades de Belo Horizonte, Leopoldina, Ubá, Frutal, João Monlevade e Barbacena

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — O governador Antônio Anastasia autorizou a realização de concurso público para o preenchimento de 590 vagas para professor na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Serão beneficiados com a medida 19 cursos de graduação criados, a partir de 2006, nas unidades de Leopoldina, Ubá, Frutal, João Monlevade, Barbacena e Belo Horizonte, que passarão a contar com professores efetivos.

“Estamos buscando qualificar melhor a Uemg para que ela possa enfrentar os desafios do século XXI, além de reconhecer o papel da Educação como agente de transformação social ao promover o ensino, a pesquisa e a extensão de modo a contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a integração dos setores da sociedade, em diversas regiões de Minas Gerais”, afirmou o governador.

Para o reitor da Uemg, professor Dijon Moraes Júnior, essa autorização para realização de concursos é mais uma evidência do compromisso do governo com o ensino superior em Minas Gerais. “Trata-se de uma medida essencial na busca pela estruturação e consolidação da Universidade do Estado de Minas Gerais em sua abrangência, como instituição multicampi pelas regiões do Estado. Essa ação do governo nos possibilitará atrair professores titulados bem como novos talentos para a instituição”, ressaltou o reitor.

As vagas contemplarão concursos para os três níveis de ingresso na carreira, que ocorrerão de 2013 a 2015. O corpo docente altamente titulado permitirá à Uemg a criação de novos mestrados e doutorados em Belo Horizonte e no interior do Estado, aumentando a oferta de oportunidades de acesso da população a cursos de pós-graduação gratuitos e de qualidade.

A autorização para a realização de concursos, com número tão elevado de vagas, medida inédita na história da universidade, melhorará a qualidade do ensino, além de garantir a multiplicação do volume da Pesquisa e da Extensão realizadas na Uemg. Vai, também, ampliar a contribuição da universidade para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Read more Autorizado concurso para professor da Uemg

Tagged , , ,